terça-feira, 6 de abril de 2010

Materiais de apoio (passo a passo)

DICAS DE FORMATAÇÃO no LibreOffice Writer
NORMAS BÁSICAS DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

Baixar o OpenOffice (LibreOffice): https://www.openoffice.org/pt-br/

1. Configuração de página - Tipo de Papel: A4
Margens da página: Esquerda: 3 Direita: 2 Superior: 3 Inferior: 2
  • Menu FormatarPágina

2. Capa: elementos obrigatórios devem apresentar seguinte ordem: nome da escola; título; subtítulo, se houver; nome do autor, disciplinas, professores; cidade da escola; ano (os dados da capa são em letra maiúscula, exceto a cidade que é minúscula).

3. Fonte/letra: Letra Times New Roman ou Arial, tamanho 12 (exceto as legendas que se utiliza fonte 10).
  • Menu FormatarCaractere
Observação: utiliza-se o estilo itálico em palavras estrangeiras e nomes científicos.

4. Parágrafo do texto: Primeira linha 1,5 cm da margem
  • Menu FormatarParágrafoRecuo e espaçamentos (ou recuar na régua – Recuo da primeira linha)

5. Alinhamento do texto: justificado
Alinhamento do título: varia de acordo com títulos numerados e não numerados
  • Menu FormatarParágrafoAlinhamento

6. Espaçamento entre linhas do texto: 1,5 linha (o espaçamento padrão entre as linhas do texto do corpo do trabalho é 1,5 e de citações longas, notas ou legendas deve ser simples)
  • Menu Formatar – Parágrafo – Recuos e espaçamentos

7. Inserir uma quebra de página: todo capítulo novo deve iniciar com uma quebra de página.
  • Menu Inserir - Quebra manual – Quebra de página (estilo primeira página).
EXEMPLO DE FORMATAÇÃO DE TÍTULOS
TITULO NÃO NUMERADO
1 CAPÍTULO
1.1 SUBCAPÍTULO
1.1.1 Subcapítulo

8. Títulos não numerados: tamanho 12, negrito, maiúsculo, centralizado, iniciar no topo a 3 cm da borda, espaçamento depois de 2 enter. Ex: utiliza-se no SUMÁRIO, INTRODUÇÃO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, ANEXOS

9. Títulos dos Capítulos numerados: tamanho 12, negrito, maiúsculo, esquerda, iniciar no topo a 3 cm da borda, espaçamento depois de 2 enter.
Ex: utiliza-se no 1 NOME DO CAPÍTULO 1

10. Subtítulo do Capítulo numerado 1.1: tamanho 12, sem negrito, maiúsculo, esquerda.
Ex: utiliza-se no 1.1 NOME DO SUBCAPÍTULO 1

11. Subtítulo do Capítulo numerado 1.1.1: tamanho 12, negrito, minúsculo, esquerda.
Ex: utiliza-se no 1.1.1 Nome do Subcapítulo 1.1

12. Inserir uma tabela
  • Menu Tabela - Inserir - Tabela (são numeradas abaixo da tabela. Ex: tabela de marketing, tamanho da fonte 10)

13. Inserir uma figura
  • Menu Inserir - Figura - Do arquivo
As imagens e tabelas são numeradas e recebem uma legenda abaixo com tamanho da fonte 10. Precisa constar o site e o ano do acesso - Ex: Figura 1: mapa conceitual (CMAPTOOLS, 2015).

14. Inserir o Número de página no Cabeçalho, exceto na capa e no início de cada capítulo, apenas recebe paginação na sequência.
  • Menu Inserir - Cabeçalho - Padrão (use o TAB para localizar o cursor no canto superior direito)
  • Menu Inserir - Campo - Número de página (não colocar página em inícios de capítulo, somente nas páginas de sequencia). Inserir uma quebra de página com estilo primeira página.

15. Citações
Diretas: até 3 linhas coloca-se dentro do texto, com o sobrenome do Autor e anoEx: Conforme Haetinger (2003).
Com mais de 3 linhas:
Recuo de 4 cm, fonte tamanho 10, justificado, espaçamento simples. Deixar uma linha em branco antes e uma linha depois da citaçãoEx: (HAETINGER, 2003, p. 50)
Indiretas:
Ler e colocar com suas palavras o que o autor diz, identificando no parágrafo o nome do autor, ano publicação - Ex: (HAETINGER, 2003)

16. Sumário: visão geral do trabalho e facilita a localização dos assuntos, por isso são apresentadas seções primárias, secundárias e terciárias. Apresenta a enumeração de páginas e seções do trabalho.

O sumário manual no LibreOffice Writer pode ser criado com a inserção de Tabulações.
  • Menu FormatarParágrafoTabulação (escolha um estilo com preenchimento pontilhado) e utilize a tecla TAB.

O sumário no MS Word pode ser criado automaticamente (Digite os títulos e subtítulos após clique em Menu InserirÍndiceÍndice analítico)

17. Introdução: a introdução é o texto responsável por apresentar um trabalho, devendo trazer com clareza e objetividade uma ideia do assunto que será desenvolvido. É a primeira parte que o leitor encontrará e a última que será escrita.

18. Desenvolvimento: é a parte principal do trabalho que contém a exposição ordenada. Representa o assunto por capítulos, com títulos e subtítulos, mantendo relação direta com o tema abordado.

19. Conclusão: parte final do texto, na qual são apresentadas considerações correspondentes ao trabalho.

20. Referências bibliográficas de livros:
Exemplo: DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Editora Atlas, 2000.

21. Referência bibliográfica de Internet: indicar o nome do site, link do site e o dia do acesso. Exemplos:

Wikipedia, Disponível em : <http://wikipedia.org.br> - Acesso em: 10/05/2015.

Marabita, Elaine (2012) - Revista autismo: Por que nos prendemos a velhas perspectivas - Disponível em: <http://www.revistaautismo.com.br/artigos/por-que-nos-prendemos-a-velhas-perspectivas> - Acesso em: 02 de setembro de 2012.
História. In Britannica Escola Online. Enciclopédia Escolar Britannica, 2013. Web,
2013.
Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article-481504>. Acesso em:
14
de agosto de 2013.


Formatações extraídas do livro Metodologia do Trabalho Científico – Feevale – Cleber Cristiano Prodanov e Ernani Cesar de Freitas

PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Ernani Cesar Freitas - Novo Hamburgo: Feevale, 2009.





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